Articles

Filter

Showing 10 results from a total of 15

| Issue 43

Salvar a Terra à Hollywood

Desafie os seus alunos a salvar a Terra de uma colisão com um asteróide recorrendo a cálculos baseados no filme de ficção científica de Hollywood, Armageddon.

Topics: Physics, Mathematics, Astronomy / space

| Issue 40

À descoberta da escala do espaço

Traduzido por Pedro Augusto. Como medem os astrónomos as distâncias das estrelas? O uso de uma máquina fotográfica digital para registar movimentos de paralaxe é um método preciso e autêntico que pode ser usado em sala de aula.

Topics: Physics, Mathematics, Astronomy / space

| Issue 40

Para além do que se vê: o Universo frio e distante

Traduzido por Pedro Augusto. No quinto e último artigo desta série sobre a Astronomia e o espetro eletromagnético, descubra como usam os cientistas as missões da European Space Agency (ESA) para observarem o céu no infravermelho longínquo, no submilímetro e em luz de microondas.

| Issue 40

Boas vibrações: como apanhar uma onda gravitacional

Traduzido por Pedro Augusto. As ondas gravitacionais estão entre os mais subtis mensageiros que chegam até nós através do cosmos. Mas como podem os seus efeitos infinitesimais ser detetados?

| Issue 37

Galáxias: origem e evolução

Traduzido por Pedro Augusto. Os astrónomos ainda estão a tentar descobrir exatamente porque se formaram galáxias em forma espiral e o que é mais provável que aconteça com a nossa Galáxia no futuro.

Topics: Understand, Physics, Astronomy / space

| Issue 36

Ensinando com Rosetta e o Philae

Como uma grande conquista da Agência Espacial Europeia (ESA) se pode tornar em inspiração para os seus alunos

| Issue 30

Acampando debaixo das estrelas – o Acantonamento de Astronomia do ESO 2013

Traduzido por Pedro Augusto. No dia 26 de Dezembro de 2013, depois de uma longa e excitante viagem, 56 estudantes do ensino secundário de 18 países diferentes chegaram ao seu destino: a pitoresca aldeia alpina de Saint-Barthélemy, na Itália, onde foi construído o Observatório Astronómico…

Topics: Astronomy / space

| Issue 19

Um planeta de outra galáxia

Traduzido por Pedro Augusto. Como se os planetas fora do nosso Sistema Solar não fossem excitantes o suficiente, os astrónomos descobriram recentemente um planeta em torno de uma estrela que veio de fora da Nossa Galáxia, diz-nos Johny Setiawan.