Articles

Topic
Filter

Showing 10 results from a total of 21

| Issue 48

Como as plantas superam o jet lag

Investigação recente está a esclarecer o funcionamento do relógio interno que ajuda as plantas a responder a mudanças dos ciclos dia-noite.

| Issue 38

Genética e ética

Tradução de Isabel Queiroz Macedo. O anúncio de hoje, da aprovação pelo Reino Unido da criação de bebés de duas mulheres e um homem é uma óptima oportunidade para discutir com os seus alunos alguns dos problemas reais da ciência.

Topics: Biology, Health, Science and society

| Issue 17

Evolução humana: uma análise da base molecular

Traduzido por: Artur Melo. Neste segundo de dois artigos, Jarek Bryk descreve como os cientistas avançam no conhecimento sobre os nossos genes – na análise da base molecular de uma adaptação evolutiva em humanos

Topics: Biology, General science, Health

| Issue 28

De organismo modelo a avanços médicos

Tradução de Isabel Queiroz Macedo. Um simples fungo usado na produção de cerveja é hoje utilizado pelo mundo fora em investigação sobre cancro.

| Issue 26

A genética da obesidade: uma actividade laboratorial

Traduzido por Maria João Fonseca. Cerca de 1.5 mil milhões de pessoas em todo o mundo têm excesso de peso ou são obesas. Estamos simplesmente a comer em demasia, ou podemos culpar os nossos genes? Aqui fica uma sugestão sobre como investigar a genética da obesidade na sala de aula.

| Issue 26

Expondo o nosso código genético

Traduzido por António Daniel Barbosa. Qual a função da maior parte do nosso DNA? Centenas de cientistas têm passado anos a examinar estas sequências “lixo”, que podem ser a chave para doenças graves – e muito mais.

| Issue 25

A cara em mudança da ortodontia

Traduzido por Bruno Fontinha. A maioria de nós já teve de endireitar os dentes com aparelho. No entanto, poucos saberão que, a ortodontia envolve uma parte considerável de ciência fundamental e de tecnologia em mudança constante.

| Issue 25

O mistério do altruísmo

Traduzido por Maria João Fonseca. Será que o altruísmo verdadeiro existe? E poderá a ciência responder a esta questão?