Menu - Upper Menu

Languages:
AlbanianBulgarianCatalanCroatianCzechDanishDutchEnglishEstonianFrenchFinnishGalicianGermanGreekHungarianItalianLatvianLithuanianMacedonianMaltesePolishPortugueseRomanianRussianSerbianSlovakSloveneSpanishSwedishTurkishUkrainian
Syndicate content
» Portuguese, Education
Agradecemos a todos os voluntários que traduzem artigos para o website da Science in School (ver guia). No entanto, é-nos impossível verificar cada tradução, e não podemos responsabilizar-nos pela respectiva precisão.


Portuguese, Education

O design de uma escola: tirando a ciência da sala de aula

image

Como pode a arquitetura de uma escola influenciar o modo como ensina? Allan Andersen, Diretor do Ørestad Gymnasium de Copenhaga, conta a Adam Gristwood e Eleanor Hayes.

Um professor de ciência no ar

image

Marco Martucci diz a Eleanor Hayes o que o ensino de ciência e o jornalismo de rádio têm em comum.

Bioinformática com papel e lápis: construção de uma árvore filogenética

image

A bioinformática é normalmente estudada com computadores potentes. Com a ajuda de Cleopatra Kozlowski, no entanto, pode investigar a nossa ascendência primata – armado apenas com um lápis e um papel.

Material quente nas profundezas do oceano

image

Como se formam os fósseis nas fontes hidrotermais? Crispin Little descreve como ele e a sua equipa descobriram – fazendo os seus próprios fósseis.

Usando notícias nas aulas de ciências

image

Fernanda Veneu-Lumb e Marco Costa mostram como utilizar, em sala de aula, matérias jornalísticas, apesar dos erros.

Uma aula no espaço

Lucy Patterson conversou com Theodoros Pierratos, professor de ciência grego, que recentemente ganhou a possibilidade de trazer a física à vida dos seus alunos de um modo verdadeiramente extraordinário, com a ajuda da Agência Espacial Europeia.

Física: uma caixa preta?

Ľudmila Onderová da Universidade de PJ Šafárik, Košice, Eslováquia, apresenta-nos o uso de caixas pretas em aulas de física.

Olhos no horizonte, pés assentes na terra: entrevista com Tim Hunt

Tim Hunt

O Professor Tim Hunt, que recebeu o prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina em 2001, fala com Philipp Gebhardt sobre a sua paixão pela ciência, a importância da investigação fundamental, a influência de colegas entusiastas e o papel da serendipidade nas descobertas científicas.

Física no jardim de infância e escola primária

Werner e Gabriele Stetzenbach contam como crianças do jardim de infância e da escola primária descobrem o mundo da física junto com estudantes da escola secundária como seus tutores. Por que não tentar em sua escola?

 

Radioactividade na sala de aula

Luis Peralta, professor no Departamento de Física da Universidade de Lisboa, e Carmen Oliveira, professora de física e química na Escola Secundária de Casquilhos no Barreiro, perto de Lisboa, descrevem o Projecto Radiação Ambiente, no qual os estudantes são envolvidos activa e entusiasticamente na ciência recorrendo-se a experiências simples e baratas que ilustram o mundo das partículas invisíveis.

Syndicate content


Return to top of page

Support the print journal

Learn more

Menu - My Account

Science in School e-newsletter